quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alimentação para Praticantes de Atividade Física

Quando o assunto é saúde, a dupla alimentação equilibrada e atividade física regular sempre teve lugar de destaque. Um cardápio adequado é importante, tanto para o atleta profissional quanto para o praticante de atividade física, pois:
•equilibra as necessidades energéticas do indivíduo;
•oferece os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva;
•permite uma recuperação mais rápida e adequada;
•atua como um recurso ergogênico;
•reduz a ação dos radicais livres;
•evita situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras.

A Alimentação do esportista deve ser individualizada, pois cada individuo tem seu gasto energético próprio, calculado de acordo com o peso, altura, idade, sexo e também calculando sua atividade física (tempo, tipo, intensidade).

O cuidado com a alimentação continua após o término do treino ou da prova. Assim: 

tente incluir uma refeição tão logo a sua atividade termine. O ideal é que a alimentação pós-exercício seja realizada nas duas primeiras horas após a prática. Caso seus horários não permitam incluir uma boa refeição após o treino, tenha sempre consigo uma barra de proteína, um sache de mel procure ingerí-los junto a sucos e iogurtes. Estes alimentos farão com que você aguarde o horário da refeição com mais tranqüilidade;
após o exercício é sempre importante incluir alimentos com o índice glicêmico mais alto como pão branco, arroz, mel, sucos, frutas como melancia, banana. Associe a este carboidrato fontes e de proteínas como peito de frango, atum, queijos, peito de peru;
o consumo de módulos de proteína (Whey Protein, albumina), cápsulas de aminoácidos ou hipercalóricos pode estar ou não indicado dependendo de cada indivíduo.
   
                                                                                                                                  Elizangela Duarte

Um comentário: